EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

08/07/2021

Cores e Aromas



O projeto, de cunho terapêutico, desenvolvido pelos professores Domingos Francisco e José Moeda, no âmbito da Cidadania Ambiental, contemplou os alunos André e António, respetivamente do 4º e 9º anos.
O espaço cedido para a horta, na escola primária Manuel Cabanas, contou com a colaboração da autarquia através da construção da vedação e do ponto de água para a rega.

Os alunos foram os verdadeiros mentores da iniciativa. O André começou por trazer algumas sementes de hortículas locais. As sementes germinaram e deram frutos. Entusiasmados, prosseguiram.
Entretanto agregaram-se, de modo próprio, crianças do 1º ciclo, aproveitando a iniciativa para melhor conhecer a Natureza e maravilhar-se com as surpresas das cores e dos aromas.

Na horta colheram-se favas, batatas e pepinos... E vão crescer as curgetes. Floriram plantas com propriedades medicinais como as calêndulas e as capuchinhas. Cresceram as ervilhas de cheiro e atualmente são as zímias que reinam no canteiro.
 Há ainda plantas aromáticas: oregãos, salvia, hortelã, cebolas e alhos. 

Além da sensibilização para a necessidade de vivermos em equilíbrio com a natureza, preservando os recursos naturais e minimizando a nossa "pegada ambiental", compostaram-se os resíduos verdes e com eles, fertilizou-se o solo.

Esta iniciativa surge como um embrião da Cidadania Ambiental, fazendo refletir na necessidade de uma transição da economia linear para a economia circular. 

Um espaço de aprendizagem, terapêutico, em que os alunos sentem que os seus saberes são validados. Um espaço onde se sentem bem sucedidos.
(professor Domingos Francisco)