EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

31/03/2017

Semana da Leitura - "Falas Français e nem sabes"


Os alunos do 8º E, Zenepa, Sara, Mariana e Claúdio, inventaram uma história engraçada em língua portuguesa com palavras francesas usadas no quotidiano. Com a ajuda de um powerpoint apresentaram-na aos colegas. Para muitos terá sido uma novidade.



"Como qualquer língua, a nossa foi-se enriquecendo ao longo dos tempos. A sua principal fonte lexival é o Latim, mas outros vocábulos remontam a tempos anteriores à Romanização e outros provieram do contacto dos portugueses com a realidade e as gentes do outros povos, nomeadamente com a Viagem dos Descobrimentos, e com as relações com outras nações.

A língua francesa é a que mais tem influído na língua portuguesa, desde o século XVII, sobretudo pela grande influência que as letras francesas exerceram sobre a cultura portuguesa. São inúmeros os francesismos (ou galicismos): abat-jour, ancestral, apartamento, assassinato, atelier, avalanche, avenida, banal, bicicleta, bouquet, cabine, chance, chauffeur (chofer), omelete, toilette, tricot (tricô); etc."

fonte: esjmlima.prof2000.pt