Ovos mexidos, bacon, salsicha, feijão com molho adoçicado, tomate, tosta e sumo natural de laranja.
Estes são os ingredientes da refeição mais importante do dia para os britânicos. E diga-se, bastante substancial e enérgica. Nem toda a gente a toma diariamente, muitas preferem-na ao fim de semana e até a qualquer hora do dia.
O sumo de laranja natural, esse sim, muito nosso, incomparável, feito a partir das boas e doçinhas laranjas da região.
Atividade com muita adesão, como sempre, e cuidadosamente preparada.
E mais uma vez se percebeu uma grande satisfação, tanto por parte dos que se atreveram a provar como pelos que, mesmo já habituados a este evento anual, estavam ansiosos por voltar a saborear.
Os comentários eram de que estava tudo delicioso e espetacular (o prato fica realmente artístico).
Algumas meninas vieram dar uma mãozinha a empratar.
" "The Full English Breakfast" também conhecido como ” full Monty” ou simplesmente, “fry up”!
Famoso, amado, criticado, apreciado, condenado, nutritivo, nem um pouco saudável. São muitas as opiniões, mas não podemos ignorar que ele faz parte da tradição inglesa há séculos e que nem se pense em criticá-lo na frente de um britânico!
Essa tradição data de 1800, quando a Rainha Victoria elevou o “breakfast” à refeição mais importante do dia, transformando-se numa forma de a classe média britânica demonstrar sua riqueza e educação.
Porém, o “Full English Breakfast” não representava só riqueza. Durante a Revolução Industrial a classe operária alimentava-se desse “prato” regularmente, já que fornecia energia necessária para todo o dia de trabalho.
Em 1950, a tradição do café da manhã inglês atingiu o seu pico, com cerca da metade da população Britânica iniciando o seu dia com o “Full English Breakfast”, transformando o que um dia foi considerado “a refeição da nobreza” no café da manhã nacional, popular.
Até hoje o café da manhã estilo inglês é apreciado pela sociedade britânica e, por isso, ainda é servido em hotéis, pousadas (Bed and Breakfast), “pubs”, restaurantes e pelas famílias nas suas casas ao redor da Grã-Bretanha e copiado por muitos ao redor do mundo."
The English Breakfast Society