EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

12/10/2015

Autor em Destaque - Virginia Woolf

"Virginia Woolf (1882-1941), considerada uma das melhores romancistas britânicas, desenvolveu a técnica do monólogo interior que, juntamente com o seu estilo poético depurado, contribuíu para enriquecer e renovar profundamente o romance. 


Nasceu em Londres, no seio de uma abastada família votoriana. O seu pai, Leslie Stephen, foi um eminente filósofo e homem de letras. Stehen e sua esposa decidiram educar os filhos no lar familiar, sobretudo Virginia, devido ao seu delicado estado de saúde. À morte do pai, em 1904, Virginia mudou-se para a casa dos seus irmãos no bairro londrino de Bloomsbury, ponto de encontro de artistas e intelectuais mais tarde conhecidos como "Grupo de Bloomsbury". Ali conheceu o seu futuro esposo, o economista, historiador e ensaísta Leonard Woolf. Juntos criaram a Hogarth Press, que serviu de plataforma de lançamento de autores como T. S. Eliot. A partir daí, incrementou a sua atividade social, cultural e política, destacando-se o seu importante labor como defensora dos direitos civis das mulheres.




A verdadeira inovação estilística na sua produção literária surgiu após os seus primeiros romances, em "O quarto de Jacob" !1922) e nos mais ambiciosos "Mrs. Dalloway" (1925), "Rumo ao farol" (1927), "Orlando" (1928) e "As ondas" (1931), obras que a consagraram na literatura inglesa como a bandeira do romance experimental e um claro antecedente do romance psicológico.


Nos seus trabalhos posteriores, retomou um estilo tradicional e grande parte dos seus últimos livros foram ensaios e críticas literárias. Atemorizada pelo fantasma da loucura, decidiu acabar com a sua vida em 1941, afogando-se nas águas do rio Ouse."

in "O quarto de Jacob", Edições Cotovia, 2004












Na biblioteca existem vários exemplares do livro "A viúva e o papagaio" - Leitura Obrigatória para o 5ºano.

Requisita-os.