EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

19/06/2014

Momentos lúdicos na biblioteca








                 








 O jogo promove o desenvolvimento cognitivo em muitos aspectos: descoberta,
capacidade verbal, produção divergente, habilidades manipulativas, resolução de
problemas, processos mentais, capacidade de processar informação (Rubin, Fein &
Vandenberg, 1983);


 Em sequência, o empenhamento no jogo e os níveis de complexidade envolvidos,
alteram e provocam mudanças na complexidade das operações mentais (Levy, 1984);


 A criança aprende a estruturar a linguagem através do jogo, isto é, brinca com
verbalizações e ao faze-lo, generaliza e adquire novas formas linguísticas (Garvey, 1977);


 A cultura é passada através do jogo. Esquemas lúdicos e formas de jogo passam de
geração em geração, adulto para a criança, e de criança para criança (Sutton- Smith,
1979).




Fonte: http://www.drealg.min-edu.pt/upload/docs/ea/dsapeo_pes_art_1.pdf