EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

28/05/2014

Hora do Conto- Pré Escolar



Um conto tradicional, pertencente a várias culturas e línguas, incluindo a portuguesa, foi recontado pela Assunção, responsável da Biblioteca Municipal, aos pequenotes do infantário.

Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta, e que encerra um elevado nível didáctico, contribuíndo para a formação da mente dos primeiros leitores. 
Os contos populares são o elo entre a cultura dos mais velhos e o actual mundo moderno.

A história desenvolve-se num ambiente familiar e protector, própio do lar; mas, longe de inculcar complexos e debilidades ao protagonista, em virtude da sua baixa estatura, transmite uma mensagem positiva: Grão de Milho é forte, tem iniciativa e sabe enfrentar e resolver os problemas que lhe surgem, e que, além disso, têm neste caso um final feliz.




"Era uma vez uma família que tinha um filho muito pequeno, tão pequeno como um grão. Por isso lhe chamaram Grão de Milho. Um dia, quando a sua mãe estava a fazer o almoço, viu que não tinha açafrão.
Grão de Milho ofereceu-se logo para ir à mercearia. A mãe nunca o deixava sair sozinho de casa, porque tinha medo que as pessoas não o vissem e o pisassem. Mas Grão de Milho insistiu. Disse à mãe que iria a cantar; assim, mesmo que não o vissem, ouviam-no e ninguém o pisaria. (...)"