EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

03/07/2013

A Multiculturalidade - 5º Ano

O tema foi trabalhado pela Profª Celina Alves, no âmbito da disciplina de Português, com os alunos do 5ºA e B.

"A convivência entre pessoas de culturas diferentes permite descobrir outras maneiras de viver, de pensar, de cantar e dançar, de temperar a comida... Às vezes há choque de mentalidades, surgem problemas, mas se todos se esforçarem acabam por se entender e então beneficiam em cheio das vantagens de uma sociedade multicultural".
 No livro "A cidadania de A a Z", Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

A nossa escola tem sido, desde o início, um espaço de encontro de diversas origens culturais (portuguesa, brasileira, espanhola, francesa, búlgara, romena, alemã, holandesa, ucrâniana, inglesa, indiana, chinesa, polaca, belga, austríaca, americana, angolana, moçambicana, indiana...), portanto MULTICULTURAL. 






Na sala de aula os alunos partilharam as sua diferentes culturas. Trouxeram informações sobre a geografia do seu país, as tradições, os costumes, os símbolos nacionais, a gastronomia, a música, a arte...Na sala de aula ficaram expostos por algum tempo, alguns desses trabalhos, adereços e símbolos.

Cantaram, dançaram, tocaram instrumentos, apresentaram Power points...
O entusiamo foi tão grande e a comunicação foi tal que aproximou os alunos uns dos outros, ao compreenderem e aceitarem melhor as diferenças.

Todos os dias acrescentavam novos adereços e informações às anteriores. Os alunos não oriundos da região algarvia sentiram também necessidade de falar e de trazer informações, objectos e artefactos das regiões donde são naturais, enriquecendo este trabalho. A sala ficou repleta de vida e alegria. Tantos os que transmitiam como os que recebiam as informações partilhavam com um enorme prazer todos os momentos.

O Leo partilhou e satisfez curiosidades sobre a cultura cigana, o que foi particularmente apreciado por todos por se tratar de uma cultura muito rica em tradições e costumes, e por existir um total desconhecimento sobre ela.