EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

23/06/2012

Exposição "Uma Carta Coreográfica"



Para comemorar o Dia Mundial da Dança, a exposição pedagógica abriu portas ao público no auditório da escola dia 10 de Abril e esteve patente até ao final do ano lectivo.
A organização do evento esteve a cargo da Profª Celina Alves, coordenadora do Club de Teatro.

"Esta exposição é como uma carta. Uma carta escrita para si. Esta carta quer acordá-lo para a força expressiva e transformadora que o corpo tem. O corpo transporta consigo sentidos escondidos atrás dos seus movimentos, gestos, posturas e olhares.



Seja qual for o contexto, o corpo desvenda sempre partes da sua identidade, da sua personalidade, da sua condição e dos seus segredos. Todos estes aspetos se completam e revelam no caminhar pela vida. Esse caminhar de cada um compõe no conjunto da população uma gigante paisagem humana em movimento, através do tempo e do espaço.

O corpo fala sem precisar de usar palavras. Não mente. A comunicação não verbal é, por isso, uma fonte poderosa de conhecimento. Uma fonte rica, misteriosa e aberta. Ajuda-nos a ler o outro entre as linhas das palavras ditas.

O que esta carta propõe é uma visita a um conjunto de corpos, com idades, em situações e condições diferentes, através da linguagem da fotografia, da pintura e do desenho, que celebram a sua existência. Para essa celebração criou-se um grande mapa com nove painéis. Cada um deles ilumina um ponto de vista sobre o corpo. Lança-se aqui o convívio à leitura coreográfica desta carta".