EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

07/02/2012

Charles Dickens

 A BE/CRE homenageia Charles Dickens

Charles Dickens nasceu há 200 anos, autor de obras como ‘David Copperfield’ ou ‘Oliver Twist’. Hoje, é recordado o maior dos escritores britânicos, que antes de se tornar famoso trabalhou numa fábrica de graxa, para sustentar a família presa. A vida e obra de um “apoiante dos pobres, dos que sofrem, e dos oprimidos” é lembrada eternamente.


Charles Dickens nasceu no dia 7 de Fevereiro de 1812, assinalando-se hoje o bicentenário do nascimento do reputado escritor britânico, um dos maiores romancista da história literária mundial.

Nome eterno na sua arte, Charles Dickens foi considerado o mais popular romancista da era vitoriana, conquistando fama mundial com os romances e contos que escreveu. A sua escrita retrata a realidade do seu tempo e contribuiu decisivamente para a crítica social na literatura inglesa, da forma como a conhecemos na atualidade.

Livros

Os livros de Dickens ainda hoje possuem uma grande popularidade e a última de uma longa lista de adaptações, "Great Expectations" (Grandes Esperanças), protagonizada por Fiennes e Helena Bonham Carter, deve estrear ainda este ano no cinema.

Entre seus romances mais famosos estão também "Os Cadernos Póstumos do Clube Pickwick", "A Christmas Carol" ("Canção de Natal"), e "Nicholas Nickleby", alguns deles publicadas inicialmente como folhetos publicados uma vez por mês em jornais da época. Anos mais tarde, foram adaptados inúmeras vezes para o teatro e o cinema.
      


 
  A nossa BE/CRE também quis fazer uma pequena homenagem expondo algumas das suas obras mais conhecidas