EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

30/05/2025

Premiados no Concurso "UMA AVENTURA LITERÁRIA... 2025"

 Os alunos Pedro Drago (4.º A) e Violeta Desidério Jesus (5.º B) foram distinguidos com uma Menção Honrosa no Concurso "Uma Aventura ... Literária 2025" - Modalidade Texto.

Conforme previsto no regulamento, os discentes receberam um Diploma de Menção Honrosa e um livro da editora adequado à sua faixa etária. A entrega dos prémios ocorreu na biblioteca escolar no dia 26 de maio pelas mãos da professora bibliotecária. O momento foi vivido com grande entusiasmo e alegria.


O Grande Tesouro

Não há muito tempo, no México, um explorador português chamado Ivan, tem a missão de descobrir e trazer o tesouro de um antigo templo Maia.

Ao entrar no templo, viu um enigma cuja resolução o faria viajar até Nova Iorque. Percebeu então, que para conseguir entrar no templo teria primeiro de fazer uma viagem.

Regressou ao hotel, sujo e desanimado. Ponderou desistir, mas tomou um longo banho e pensou: Não posso desistir, isso é para os fracos! Agarrou, então, os seus livros Maias para ver se descobria uma pista. Por onde começaria a procurar em Nova Iorque?

Ele leu, leu, leu… até que descobriu uma pista, que revelava que, algures no meio do rio, onde antes era um templo menor, estava agora, a Estátua da Liberdade.

Como haveria ele de escavar debaixo da estátua?

Resolveu, então, que, depois de uma merecida noite de sono, iria apanhar o avião para a Nova Iorque.

Ao chegar à “cidade que nunca dorme”, dirigiu-se aos arquivos secretos para investigar mais sobre a cidade antiga e a construção da Estátua da Liberdade. Descobriu que esta foi construída em Paris e que a sua estrutura em aço fora desenhada por Gustave Eiffel. Descobriu também, que havia sido deixado um acesso às galerias subterrâneas que existiam há milhares de anos. Saiu a correr do seu quarto de hotel entusiasmado com a sua descoberta. Apanhou um táxi amarelo e dirigiu-se para o porto.

Ao chegar à “Ilha da Liberdade” ficou impressionado com a beleza da colossal estátua! Mostrou a sua autorização do governo dos Estados Unidos e o segurança acompanhou-o às galerias subterrâneas. Após percorrer apertados túneis de pedra, descobriu ruínas do templo menor e um baú com um papiro em muito mau estado, mas onde conseguia ler a solução do enigma: “NO SOL ESTÁ A RAZÃO DO CAMINHO DA VIDA”.

De volta ao México e ao templo Maia, procurou pela imagem de Kinich Ahan – Deus do Sol – e esta indicou-lhe a localização da porta de entrada do templo. Finalmente, conseguiu entrar no templo! O seu empenho foi recompensado. Uma enorme sala cheia de estátuas de ouro e jóias preciosas aguardavam por ele! Ele e todo o mundo poderiam apreciar a arte Maia.

Ele era um homem realizado.

Ao começar a apreciar uma estátua de Itzmaná – Deus do Universo – descobre uma nova pista, parece que a aventura não vai acabar aqui…

                                                                                                                                                                                  Pedro Drago, 4.ºA 




Uma Aventura no Submarino

 Certo dia, depois do almoço, quatro amigos encontraram-se para comer um gelado na praia. A Helena e o Pedro chegaram primeiro. Passado alguns minutos, chegou a Ana com o seu cão Caramelo. Logo a seguir, apareceu o João.

         Ao chegar à gelataria, estavam dois homens a conversar sobre um submarino disponível para visitar. Ao ouvir aquela conversa, os quatro amigos olharam uns para os outros. Comeram o gelado e os homens ainda ali estavam. Antes de saírem, foram falar com os senhores que lhes deram mais informações sobre o submarino.

         - Vou perguntar aos meus pais se posso ir visitar por dentro o submarino. - disse a Helena.

         - Eu também vou perguntar à minha mãe! - acrescentou a Ana.

         - Tenho quase a certeza de que os meus pais me vão deixar ir conhecer o submarino. – comentou o Pedro.

         - Penso que o meu pai me vai deixar ir. – referiu o João.

         Após os amigos conversarem despediram-se e foram para casa falar com os respetivos pais.

 Os pais da Helena deixaram-na ir. O pai do João e os pais do Pedro também permitiram que eles fossem. Já a mãe da Ana deixou-a ir, mas com a condição de ela não se meter em sarilhos.

         No dia seguinte, os amigos encontraram-se à porta de casa do João. Quando chegaram a casa dele a Ana disse:

         - A minha mãe não quer que eu me meta em sarilhos.

         - Não te preocupes com isso, não irá acontecer, pois é só uma visita. – respondeu a Helena.

         Os quatro amigos preparavam-se para entrar no submarino quando vêm os homens que conheceram na gelataria. Leram os seus nomes nos crachás de identificação: um, chamava-se Gilberto; o outro, era o Alfredo.

         - Como é grande este submarino! – referiu a Ana.

         - Pois é, mas não é dos maiores. – comentou o senhor Gilberto.

         - A sério!? Não parece nada. – disse o Pedro.

         - Sim, há muito maiores. Este só tem 68 metros e alguns têm mais de cem. – informou o senhor Alberto.

         O João olhou à sua volta e perguntou:

         - Como é que não se confundem com tantos botões?

         - Nós também não sabemos como funcionam os botões, porque não somos marinheiros, mas se quiserem podemos levar-vos até ao marinheiro Teodoro. – propôs o Alfredo.

         - Sim, gostaríamos muito. – responderam em coro.

         Foram ter com o marinheiro Teodoro.

         Assim que possível o marinheiro deu-lhes toda a atenção.

         Enquanto lhes mostrava o submarino, o João retornou a perguntar:

         - Como é que não se confunde com tantos botões?

         - Não me confundo porque estudei bastante e tive apoio dos meus superiores. – respondeu o marinheiro Teodoro.

         Sem querer, a Helena tocou num botão e acionou os alarmes do submarino. Ao acionar o alarme, todas as entradas e saídas do submarino se fecharam e toda a gente ficou presa lá dentro. Ninguém entrou em pânico, mas a Helena assustou-se. Rapidamente o marinheiro resolveu a situação, mas a Helena ficou envergonhada e pediu muitas desculpas ao marinheiro Teodoro.

         De regresso a casa, os quatro amigos fizeram comentários de tão satisfeitos que estavam. Tinham uma aventura para contar aos pais em casa e aos colegas na escola.

 

Violeta Desidério Jesus, n.º 21, turma: 5.ºB


A aluna Ariana Gago, do 5.º B, obteve o 2.º Lugar na Modalidade Desenho (trabalhos individuais). Irá receber no dia 5 de junho, no espaço da Leya, da Feira do Livro de Lisboa, o merecido prémio e Diploma.





A Professora Bibliotecária agradece o interesse e a participação de todos os alunos do 1.º e do 2.º ciclo envolvidos no Concurso Uma Aventura ... Literária 2025 (foram 68 os trabalhos enviados a concurso) e felicita os alunos premiados.

Para o ano há mais e vamos, sem dúvida, voltar a concorrer. 🙋

A PB: Celina Alves


Novo Cantinho da Leitura e dos Passatempos

No refeitório, que é também a sala dos alunos, nasceu um Cantinho de Leitura e Passatempos para os alunos da E.B. 2/3 Infante D. Fernando. Tem sido muito concorrido, especialmente no que diz respeito aos jogos de tabuleiro, xadrez e damas.
Este cantinho será periodicamente renovado com jogos e livros. Está atento às novidades.

 


A PB: Celina Alves

29/05/2025

HUBLITerário

O HUBliterário aconteceu, na biblioteca, na sala de convívio e nos espaços exteriores da escola, no dia 28 de maio. 
 

A tão esperada atividade foi vivida com grande envolvimento e participação dos alunos, quer dos discentes que prepararam a atividade sobre o tempo dedicado às plataformas digitais e as sugestões de substituição por  momentos de qualidade pessoal, junto das famílias ou dos amigos, da autoria da turma convidada do 4.º ano, quer por parte dos alunos espectadores que, também, deram sugestões e colaboraram nos jogos.




    A atividade HUBLiterário traduziu-se num momento de qualidade que deve repetir-se mais vezes.
    A Rede de Bibliotecas do Baixo Guadiana tem, sem dúvida, de continuar este projeto.



A PB: Celina Alves

Os Lusíadas como nunca os ouviu por António Fonseca

 Teve lugar, no dia 19 de maio, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas o espetáculo "Os Lusíadas como nunca os ouviu", com António Fonseca, para o público escolar. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal e Biblioteca Municipal de VRSA, teve como espectadores os alunos das turmas C e D do 9.º ano da E,B, 2/3 Infante D. Fernando e A e B da Escola Secundária de VRSA.




A PB: Celina Alves

Voluntários da Leitura - Pré-Escolar

           Os voluntários da leitura alargaram as suas leituras aos alunos do pré-escolar. 

       Os primeiros alunos contemplados com a leitura do livro "O Dia da Amizade", da Coleção "As Aventuras do Ursinho Winnie - Histórias para Crescer e Aprender", texto de Nancy Parent, foram os meninos da sala 3, no dia 7 de maio. A nossa voluntária foi a Constança que leu, como muita ternura e carinho, para o seu irmão pequenino e para os seus amigos,




A PB: Celina Alves

Voluntários da Leitura - 3.º A

       Os voluntários da leitura continuam a sua atividade junto dos alunos do 1.º ciclo. No dia 14 de maio voltaram  a ler para a turma do 3.º A. Proporcionou-se, assim, um momento de muita dadiva da parte de quem propiciou o tempo de leitura e muito interesse e atenção da parte dos pequenos discentes ouvintes.

     "A fuga da ervilha", de Pedro Seromenho, publicada pela Paleta das Cores, foi a obra escolhida para sensibilizar os alunos para o trato digestivo.

        Os voluntários da leitura foram convidados para nova leitura, desta obra, quando os alunos da professora Solange Marques concluírem o estudo do aparelho digestivo.



A PB: Celina Alves

14/05/2025

"Sistemas e Orgãos do Corpo Humano" - 6ºano


 Exposição de trabalhos elaborados pelos alunos do 6º ano, sob a orientação da professora de Ciências Naturais, Teresa Ferreira.








Concurso de Marcadores de Livros - Tema Livre

 A Biblioteca Escolar dinamizou um concurso de marcadores de livros. O tema era livre. Apareceram trabalhos originais, criativos e bem executados. Os alunos distinguidos com o 1.º, 2.º e 3.º lugar são respetivamente: Alicia Botelho, do 6.º A , Inês Correia, do 8.º D e Eduardo Abreu, do 9.º D. Foram, também, distinguidas com Menção Honrosa as alunas: Inês Azul, do 8.º E, e Ângela Sanches, do 9.º C. 

Parabéns a todos os participantes.





    A PB: Celina Alves




Falta-me um pedaço?

 

No passado dia 9 de maio, Neide Simões, através da exploração do livro "O pedaço que falta" de Shel Silverstein, pertencente ao PNL e de uma conversa informal com os alunos do 9.º C, orientou os discentes para uma auto-consciência, para uma identificação do que cada um tem e do que pode desejar, de forma a valorizar o presente e construir um futuro mais consciente e harmonioso nas atitudes e escolhas.

Neide Simões é animadora sociocultural, atriz e trabalha em oficinas adaptadas à inteligência emocional para crianças e jovens.

A sessão de 1h30 resultou numa atividade dinâmica e literária muito produtiva e do agrado dos presentes.



A PB: Celina Alves


12/05/2025

"Contar, Pensar, Agir..." Leitura do livro: Comprar, Comprar, Comprar! - 2ºA, 3ºA e 4ºA

 A atividade "Contar, pensar e agir...",  foi conduzida pela colaboradora da Biblioteca Municipal Vicente Campinas, São Pereira, com o objetivo de promover junto da comunidade escolar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU; promover o desenvolvimento pessoal e social da criança; estimular a reflexão e o sentido crítico e contribuir para a consciencialização do que nos rodeia e como podemos fazer diferente. 

O 12.º objetivo trabalhado nestas sessões foi "Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis", através da leitura da história "Comprar, Comprar, Comprar", de Luísa Ducla Soares. 

As sessões proporcionaram uteis conversas com os alunos do 2.º A, 3.º A e 4.º A sobre os exageros do consumismo na atualidade, a poluição, a necessidade de evitar o desperdício e o dever de reciclar. 

As turmas foram acompanhadas pelas professoras titulares Maria José Silva, Solange Marques e Leontina Caetano






A PB: Celina Alves

2.º Lugar - Modalidade Desenho - Concurso "Uma Aventura Literária 2025 ..."

    A aluna Ariana Gago, da turma do 5.º B, obteve o 2.º lugar do Concurso "Uma Aventura Literária ... 2025", promovido pela Editorial Caminho, na modalidade Desenho - trabalho individual. Esta atividade foi desenvolvida pela biblioteca da E.B. 2/3 Infante D. Fernando e, a coordenação pedagógica dos trabalhos apresentados a concurso, foi assegurada pela professora bibliotecária.

    A cerimónia pública de entrega do prémio decorrerá no dia 5 de junho, no espaço LEYA da Feira do Livro de Lisboa (parque Eduardo VIII), pelas 16:00h. As escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada participam na FESTA destinada aos premiados, aos professores, aos colegas e familiares que queiram acompanhar.




Participar num concurso significa:

    . iniciativa

    . esforço

    . qualidade

    . comunicação

                                                    . Parabéns pela excelente participação!


            A P.B.: Celina Alves

09/05/2025

"Contar, Pensar, Agir..." Leitura do livro: Comprar, Comprar, Comprar! - 1ºA

 A atividade "Contar, pensar e agir...",  foi conduzida pela colaboradora da Biblioteca Municipal Vicente Campinas, São Pereira, com o objetivo de promover junto da comunidade escolar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU; promover o desenvolvimento pessoal e social da criança; estimular a reflexão e o sentido crítico e contribuir para a consciencialização do que nos rodeia e como podemos fazer diferente.

O objetivo trabalhado nesta sessão, "Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis", através da leitura da história, proporcionou uma muito útil conversa sobre os exageros do consumismo na atualidade, a poluição, a necessidade de evitar o desperdício e o dever de reciclar.