EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

30/04/2024

MAIOS em Santa Rita - Um passeio a não perder!


 

O nosso Alfredo em descanso merecido no Dia do Trabalhador

É que isto de trabalhar no campo Não é Pêra Doce... 

Os Maios são a tradição que dá as boas-vindas à primavera, às flores e às sementeiras do campo e que se mantém com bastante expressão na região. 


"Trabalhar faz bem

Mas descansar não

Faz mal a ninguém.

Neste dia 1 de Maio

Come-se pão com paio."


Afonso Moura, 9ºE




IX Concurso de Leitura do Baixo Guadiana - 2º ciclo Fase escolar

 

No passado dia 30 de abril, os alunos do 2º ciclo participaram na 1º fase do concurso, através da leitura e interpretação do livro de Luísa Ducla Soares: Três histórias do futuro.



29/04/2024

Revistas Visão Júnior e Amiguinho


As revistas juvenis, mensalmente à disposição na biblioteca.

Novos livros (de oferta) na estante

 

A comunidade escolar agradece à educadora Ana Teresa a oferta destes livros à biblioteca.

 A reutilização de livros usados é uma maneira eficaz de promover acesso à leitura/cultura e reduzir o consumo de recursos naturais, garantindo assim um planeta mais saudável para as próximas gerações.

Charlotte LeBleu

25 de Abril/50 anos




Na biblioteca, os livros que evocam o dia da vitória da democracia, com o fim da ditadura, saíram das estantes, e celebrou-se a efeméride ao som das canções revolucionárias da época.



A equipa recreou, pela escola, parte do ambiente e organização estudantil da época, como a separação dos géneros no espaço escolar, e incentivou as raparigas a não usar calças nem calções, como era a regra na altura. Alguns voluntários representaram o papel de agentes da PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado), autuando, ficticiamente, as inflações de regras estabelecidas. 

A comunidade escolar, muito envolvida e participativa, comemorou o dia alegremente e com muito conhecimento de causa.





Era uma vez um cravo... Até no bufete foi sinalizada a revolução, pelas mãos da nossa querida cozinheira, Eduarda.


26/04/2024

25 de Abril/50 anos - CARTAZES

 
Cartazes alusivos ao meio centenário do 25 de Abril, criados pelos alunos do  6º ano, na disciplina de EV/ET, sob a orientação da professora Elisabete Isabel.

"Parte da história do 25 de Abril foi escrita nas paredes. A arte saiu à rua ainda ia a meio o dia 25 de Abril de 1974. Uma explosão de cor e de mensagens marcaram a rutura com os tempos da censura e da repressão ditatorial, nos meses que se seguiram quem cantava, escrevia, pintava, representava, filmava, grafitava ou desenhava, aproveitou a liberdade como nunca.

 As paredes das cidades foram invadidas por cartazes que se sobrepunham em camadas de várias formas, cores, texturas, numa sucessão de mensagens políticas e palavras de ordem. Os cartazes transformaram-se numa das mais poderosas ferramentas de comunicação às massas."









Manhã dedicada à comemoração dos 50 anos do 25 de Abril

Todos os alunos do 2º e 3º ciclos visualizaram o filme "Capitães de Abril", da realizadora Maria de Medeiros, debatendo  e identificando as personagens intervenientes na revolução militar apoiada pelo povo,  evocando as memórias do dia glorioso que marcou o profundo reencontro de Portugal com a Liberdade e a Democracia.

Ao som das canções que foram senha para o início da Revolução de Abril e de muitas outras de intervenção que marcaram a época, os alunos pintaram e decoraram a escola com cravos vermelhos, símbolo pacífico da Liberdade conquistada.

Atividade realizada pelo grupo de História, contando com a colaboração da Biblioteca escolar e de todos os docentes.











24/04/2024

25 de Abril Sempre


"...Dias como o 25 de Abril só se mantêm vivos se nos lembrarmos do seu significado e lhe dermos sentido nas nossas vidas. O 25 de Abril é sinónimo de liberdade, mas a liberdade, como as plantas e as flores, acaba por murchar se não as regares com frequência...."
José Jorge Letria

 

"Para mim, a liberdade é... " 25 Abril/50 anos


Após aprofundarem o conhecimento sobre a Revolução dos Cravos, a professora Paula propôs o desafio aos seus alunos do 4º ano.