EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

18/10/2013

A roda dos Alimentos - Invenção portuguesa



Foi criada no final da década dos anos 70 do século XX, por uma equipa de profissionais portugueses ligados à saúde, em consonância com a realidade alimentar dessa época. Cerca de 25 anos depois, mercê da várias alterações introduzidas nos hábitos alimentares da população portuguesa, surgiu a necessidade de a atualizar, tendo sido concebida uma "nova Roda, como resultado de um protocolo assinado entre a Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto e o Instituto do Consumidor.


A Roda dos Alimentos é uma representação gráfica simplificada dos diferentes grupos em que os alimentos podem ser divididos de acordo, quer com a sua composição quer com as proporções em que devem entrar numa alimentação equilibrada.


A alimentação desempenha um papel muito importante na saúde humana e condiciona a qualidade de vida e longevidade. A definição de uma alimentação saudável é complexa, uma vez qua a oferta de alimentos é muito diversificada e cada um tem características próprias, com conteúdos muito variáveis de caso para caso. Adequar esta oferta às necessidades - e preferências - de cada indivíduo é a tarefa que a ciência da nutrição procura desempenhar.


Fonte:  http://www.infopedia.pt/$roda-dos-alimentos>.