EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

02/04/2011

Dia Internacional do Livro Infantil

O dia 2 de Abril é festejado em mais de sessenta países, em razão do nascimento, em 1805, do poeta e novelista Hans Christian Andersen, na Dinamarca.
Cabe ao escritor, o honroso título de "criador da literatura infantil internacional".

Ao acrescentar o elemento lúdico às suas histórias, como bichos e objectos falantes, ele mudou o rumo da literatura infantil.
Os seus livros encantam até hoje, as crianças do mundo inteiro.


Algumas das suas obras: 
O soldadinho de Chumbo
A pequena sereia
O patinho feio
A príncesa e a ervilha
O sapo
A roupa nova do imperador




A literatura leva a mente das crianças a navegar pelo mundo da imaginação e dá-lhes a oportunidade de fazer incríveis viagens pelos lugares mais inusitados do mundo, conhecer novos amigos e compartilhar muitas histórias. Promove ainda a discussão acerca de valores morais, sentimentos e atitudes.

A habilidade para ler e entender o que está escrito, capacita as crianças a serem auto suficientes,  melhores estudantes e mais confiantes, levando-as desse modo, a melhores oportunidades na vida profissional e a uma vida mais divertida, tranquila e agradável.




"qualquer passeio pelos mundos ficcionais, tem a mesma
função de um brinquedo infantil. As crianças brincam com a boneca, cavalinho de madeira ou ao pião, a fim de se familiarizarem com as leis físicas do universo e com os actos que realizarão um
dia".
Humberto Eco



A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), com a função de educar moralmente as crianças.