EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

30/05/2016

Novos livros na estante


"Casos do beco das sardinheiras" 
 autor: Mário de Carvalho

"O beco das sardinheiras é um beco como outro qualquer, encafuada na parte velha de Lisboa. Uns dizem que é de Alfama, outros que já é da Mouraria e sustentam as suas opiniões com sólidos argumentos topográficos, abonados pela doutrina de olisiponenses egrégios. 
(...) Creio que o nome lhe vem das sardinheiras que exibem um carmesim vistoso durante todo o ano, plantadas num canteiro que rompe logo à esquina, não longe da drogaria que já fica na rua dos eléctricos. A gente que habita o beco é como as demais,
nem boa nem má. Tem sobre os outros lisboetas um apego ainda maior ao seu sítio e às suas coisa. Desde há muito tempo que não há memória de que algum dos do Beco tenha emigardo de livre vontade."



"O príncipe nabo"
Ilse Losa; ilustração de Manela Bacelar
Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.






"O estrangeiro"
autor: Albert Camus

"Meursault recebe um telegrama: a mãe morreu. De regresso a casa após o funeral, enceta amizade com um vizinho de práticas duvidosas, reencontra uma antiga colega de trabalho com quem se envolve, vai à praia - até que ocorre um homicídio. Romance estranho, desconcertante sob uma aparente singeleza estilística, em O estrangeiro joga-se o destino de um homem perante o absurdo e questiona-se o sentido da existência. Publicado originalmente em 1942, este primeiro romance de Albert Camus foi traduzido em mais de quarenta línguas e adaptado para o cinema por Luchino Visconti em 1967, sendo indubitavelmente uma das obras primas da literatura francesa do século XX. Esta edição foi revista de acordo com o texto fixado pelo amor."