EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

07/05/2015

Autor do Mês - Lídia Jorge


Lídia Guerreiro Jorge nasceu a 18 de Junho de 1946, em Boliqueime, concelho de Loulé, Algarve, província essa que mais tarde serviria de cenário para os seus dois primeiros romances.
Em 1964, após completar os estudos secundários, mudou-se para Lisboa e licenciou-se em Literaturas Românicas na Universidade de Lisboa.

Seguiram-se duas estadias em África, primeiro em Angola, entre 1969 e 1970, e mais tarde em Moçambique, entre 1972 e 1974, antes de se estabelecer definitivamente na capital.
Lídia Jorge enveredou pela carreira de professora do ensino secundário, mas encara a escrita como a sua verdadeira vocação, facto esse sobejamente confirmado pela publicação de dez obras de fôlego no espaço de vinte anos. 

Embora cada novo livro seja indubitavelmente diferente do anterior, Lídia Jorge tem-se mantido profundamente ligada à ideia do empenhamento social do escritor e ao seu papel de testemunha. Deste modo, as suas obras abordam temas relacionados com a história, a memória e a identidade (quer pessoal quer colectiva).

Cláudia Pazos Alonso (professora na Universidade de Oxford - Reino Unido).
Fonte: http://instrumentalina.blogs.sapo.pt/6153.html