EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

25/04/2014

Grândola Vila Morena...

“Olho pela janela, e oiço os meus pais dizerem que a partir do dia de hoje, tudo vai ser diferente. Não consigo perceber a razão pela qual dizem isso, pois tudo está a correr na normalidade.
Sinto a falta do meu irmão mais velho, foi para a guerra, por uma razão que ainda hoje, passado um ano, desconheço. Espero que a mudança da qual os meus pais falam, esteja relacionada com isso.
A única pista que tenho é o rádio. Há horas que olham fixamente para ele, escutam atentamente o som que dele sai… Isso deixa-me ainda mais curiosa e intrigada.

“Grândola  vila morena, terra da fraternidade…”
A partir do momento que essa música passou na rádio, tudo passou a ser diferente, inclusive a atitude dos meus pais, que me mandaram ficar fechada em casa, enquanto eles íam “ver se a  tia estava melhor”. Não acreditei, pois ninguém fica tão contente, só porque vai visitar uma tia doente.
Na rua, de um momento espalhou-se um alvoroço, e eu continuei a olhar pela janela. Passaram tanques cheios de militares, que por mais estranho que pareça, tinham um sorriso na cara. Fiquei assustada, e decidi fazer o que os meus pais  mandaram, ir dormir.
Horas mais tarde, os meus pais chegaram a casa com um cravo na mão e , mais felizes que nunca disseram-me:
- Viva a LIBERDADE"

Matilde Francisco
8º ano

Ilustração, Michelle Kondrich