EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

20/03/2014

"Há livros vivos por ouvir" - Património oral

"A Língua é um tesouro maravilhoso".
"A minha Língua é o meu mundo, se não formos bons na Língua Portuguesa, o mundo que temos cá dentro não sai cá para fora".

"A Língua é a palavra oral ou escrita, popular ou erudita, usada com jeito e arte".


Uma sessão fantástica e calorosa sobre o património linguístico-cultural algarvio, proporcionada aos alunos do 6º ano, pelos responsáveis pela divulgação do Património Oral da Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade - APEOralidade.

Com a coordenação do Prof. José Ruivinho e da Profª Aurélia Fernandes, as senhoras, Almerinda Coelho, de Paderne, e  Leonor Joaquim, de Boliqueime, demonstraram como é engraçado brincar com a Lingua Portuguesa através de provérbios, trava-línguas, lenga-lengas, aliterações, e outras expressões utilizadas pelo povo para descrever comportamentos e situações do quotidiano, que foram passando de geração em geração, muitas delas impossíveis de traduzir à letra.

Também se conversou sobre costumes e tradições antigas.

Os alunos divertiram-se e interagiram desde o ínicio. Espontaneamente, em forma de agradecimento, a Neuza recitou "Rio Douro", uma Lenga-lenga de Luída Ducla Soares e o Dinis representou "Epigrama" de Bocage.