EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

16/01/2014

Graça Gonçalves - Tchim e o nascimento... Pim!

 "Era uma vez um menino.
Um menino igual a todos os outros meninos., só que a... a... a... atchim! (santinho!). O menino a... a... a... atchim! (santinho!) espirrava tanto, mas tanto, que a mãe, salpicada de perdiguelas /quer dizer, perdigotos mais espirradelas), começou a chamar-lhe... Isso mesmo. Começou a chamar-lhe Atchim. E... Todos passaram a chamar-lhe Atchim.
Quando foi para a escola, não se sabe porquê. o A desapareceu entre correrias e galhofas e ficou o Tchim.


Até aí muito bem. O pior eram as perguntas. O Tchim andava sempre a fazer perguntas e perguntas das perguntas e... mais perguntas.(...)"

Através de uma narrativa poética, fluente e envolvente, responde às questões principais que a criança faz sobre o nascimento.
Um dos livros da coleção Tchim, da "Gostar Editora", criada em 1995, por Graça Gonçalves, médica e escritora. 
Durante anos foi autora da Bertrand e de outras editoras. Mas o desejo antigo de realizar um projecto de âmbito social e cultural - O Lugar dos Afectos - levou Graça Gonçalves a fundar esta editora que tem realizado um trabalho muito próximo com crianças, jovens, professores e instituições. Todo o trabalho da Gostar reverte, na totalidade, para o Lugar dos Afectos (que, nestes tempos difíceis, foi edificado sem qualquer apoio).