EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

27/01/2014

Entrevistas aos Melhores Leitores do 3º Ciclo

Iara Gago (8ºC), entrevista Ana Beatriz Brito (7ºD), e Ana Beatriz Chagas (8ºC)



- O que te leva a ler com tanta frequência?
Gosto de ler e acho que ler alguns livros me ajudam a perceber vários assuntos.
Porque gosto de ler e por gostar das histórias. E por não estar a decorrer nenhum programa interessante na televisão. 

- Onde e quando lês?
Leio em casa, nos tempos livres e antes de dormir.
Em casa ou na escola, durante aulas secantes, depois da escola ou antes de dormir.


- Que género de livros mais aprecias?
Romances, alguma ação e comédia. Não gosto de desastres.
Livros que falam sobre a Segunda Guerra Mundial, livros adotados de séries, de filmes.


- Qual a tua opinião sobre a importância da leitura?
Acho importante ler e penso que ler não é secante.
Acho que é importante porque melhora a expressão de leitura e acho que ler livros adequados à idade também ajuda na expressão de leitura.



- Que conselhos darias aos teus colegas para que lessem mais?
Aconselharia a ler um pouco por dia, mas com frequência para desenvolver as suas capacidades.
Que imaginem a história para não lerem só por ler e ao ler não pensarem noutros assuntos que não tenham a ver com a história.


- Consideras que a leitura pode contribuir para um melhor desempenho escolar? De que modo?
Acho que sim, pois os livros contêm várias informações importantes.
Acho que sim, na expressão escrita e oral.


- Ficaste contente com esta distinção?
Sim, acho que no futuro quero continuar a ser uma das muitíssimas melhores leitoras do ano.
Sim, porque percebo que de alguma maneira a minha expressão escrita e a maneira de comunicar melhoraram.


- Agora estás a ler algum livro?
Sim, estou a ler um livro de 355 páginas que aborda a história de "Marley e eu". A história trata de um menino que adotou um cão com a autorização do pai e o cão era obediente, inteligente e não causava estragos. Passado algum tempo o cão morre e decidiu adotar outro cão.
Estou a ler "A menina que roubava livros", para poder apresentar na disciplina de Português.