EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

27/11/2013

Magic Bricks for European Citizenship - Projeto Comenius

Em Português: Tijolos Mágicos para a Cidadania Europeia 

O 1º Encontro do projeto de intercâmbio decorreu no nosso Agrupamemto Escolar, de 18 a 22 deste mês, envolvendo parceiros de Itália, Hungria, Turquia, Espanha, Polónia, Portugal, Alemanha, Dinamarca e Grécia.

Os temas escolhidos envolveram os professores e as escolas de modo a incluir educação para a cidadania e promover uma participação ativa dos alunos na sociedade.


Os alunos desenvolveram várias atividades em torno do conceito de Cidadão e Cidadania, em termos de valores, conhecimentos, conteúdos e comportamentos.
 As atividades foram desenvolvidas tendo em conta os conceitos de direitos, igualdade, paz/não violência, legalidade, identidade, diversidade, criatividade e solidariedade.


 
 

A Oficina de Música, com a colaboração do Rancho Folclórico da Manta Rota, recebeu alegremente o grupo de alunos e professores que visitaram a nossa escola.

"Plim Plim", " Baile Mandado" e "Alma Algarvia" foram as danças escolhidas, coreografadas por Paulo Domingos, e ensaiadas na escola pela aluna do 9º, Carolina Pereira.











 

Os alunos que nos visitaram foram recebidos com muito entusiasmo e curiosidade.
A experiência de contacto e partilha com diferentes culturas, diferentes línguas, outras maneiras de estar e pensar, foi, com certeza, muito rica e  inesquecível.