EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

20/03/2013

A importância da leitura e da escrita


ilustração de Marina Marcolin
Ler é a capacidade que o ser humano tem de compreender o modo escrito.



Escrever é a capacidade que este tem de transmitir uma mensagem através da produção escrita.



Escrever e ler apresentam processos bastante distintos: o facto de uma pessoa ler muito bem não quer dizer que seja capaz de escrever bem, apesar de o desenvolvimento de uma capacidade implicar o da outra.


A Leitura

A leitura é fundamentalmente um acto cognitivo, o que significa que a percepção que se tem da tarefa de ler e dos seus objectivos desempenha um papel determinante, pois é esta compreensão que vai tornar operacionais e eficazes as outras competências para a leitura.

Assim, um bom leitor é aquele que, ao fomentar as operações de tratamento linguístico ao nível lexical e sintáctico de forma automática, vai, também, focar a sua atenção para a construção de um modelo de texto, interpretando-o.

Ler é descodificar, extrair o significado da escrita, daí que a leitura seja vista como um processo interactivo entre o leitor e o texto, através do qual o primeiro reconstrói o significado do segundo.

A leitura é, ainda, vista como um processo interactivo porque diferentes leitores extraem níveis de informação diversificados sobre o mesmo texto, pois possuem níveis de conhecimento diferentes em relação ao tema de que trata o texto, ou seja, a informação que um leitor retira de um texto está dependente do conhecimento que possuí sobre o assunto a que se refere o mesmo.

A leitura ajuda a criança a construir a sua identidade, a sua relação com o mundo e a tornar-se num ser activo e tolerante.

Mediante o apelo ao imaginário, a leitura permite-lhe a transposição de universos, a vivência de outros modos de ser, a resolução de conflitos interiores e de problemas de ordem psicossocial.

É, por isso mesmo, um factor decisivo na maturidade da criança, e do adolescente, no seu equilíbrio afectivo, na sua inserção no colectivo da escola e da comunidade em geral.

Estes valores e prática contribuirão para a formação de cidadãos conscientes e participativos numa sociedade democrática.


A Escrita

A escrita é um processo manual pelo qual se traduz aquilo que se passa na nossa mente, é um processo através do qual comunicamos sob a forma de escrita.

Antes de escrever a criança tem que estruturar o seu pensamento de forma a transmiti-lo com coerência e clareza, ou seja, a competência de escrita obriga a um crescente controlo produtivo sobre as operações linguísticas de acesso, selecção lexical e sobre a organização sintáctica do enunciado guiado pelas intenções comunicativas.

Deste modo, a escrita obriga a um empreendimento mais dispendioso em termos de atenção, de memória e de tempo que se gasta para desempenhar a tarefa.

Fonte: http://www.junior.te.pt/servlets/Gerais?P=Pais&ID=2436