EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

28/05/2012

Apresentação da "Classificação Decimal Universal"

 A Profª Celina Alves, acompanhou os seus alunos do 6ª C para uma secção de apresentação da biblioteca, com destaque para a CDU. Coube à coordenadora, Profª Filomena Andrade, recordar aspectos importantes da utilidade da BE assim como da importância da arrumação, por classes, de todo o acervo. Foi projectado um vídeo com uma explicação aprofundada, mas muito fácil de entender, sobre a Classificação. Por fim, dinamizou-se uma actividade na qual os alunos tiveram que identificar a cor da classe de cada livro distribuído, as estantes à qual pertenciam e os seus lugares respectivos.

Conhecer a forma como a Biblioteca está organizada e o código de cores adoptado é da maior importância para se efectuar uma busca rápida e eficaz de documentos a consultar.



O mocho simboliza tradicionalmente a sabedoria. Nas histórias infantis representa o sábio, o conselheiro de todos os animais da floresta.


Por possuir uma alta capacidade de ver no escuro, o mocho é considerado o símbolo da sabedoria que atravessa a escuridão da ignorância, que consegue ver o que os outros não vêem, escutar o que os outros não escutam.


Em todas as Bibliotecas, os livros e outros documentos estão organizados nas estantes de acordo com a Classificação Decimal Universal (CDU).
Este sistema de classificação divide o conhecimento em nove áreas atribuindo uma notação/número a cada uma, da seguinte forma:


0 Obras de Referência
1 Filosofia
2 Religião
3 Ciências Sociais
5 Ciências Exactas
6 Ciências Aplicadas
7 Artes. Desporto
8 Literatura
9 Geografia. História

Para facilitar a pesquisa e a arrumação das Bibliotecas Escolares, fez-se uma adaptação desta Classificação utilizando uma cor diferente para cada classe.