EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

25/04/2011

25 de Abril - A Revolução dos Cravos

O que aconteceu no dia 25 de Abril de 1974?

 Nesse dia, militares do MFA (Movimento da Forças Armadas), descontentes com a governação do país e cansados da longa guerra colonial, revoltaram-se contra o regime ditatorial em que vivia Portugal e promoveram uma enorme viragem na História do país. Com a "Revolução dos Cravos", restaurou-se a democracia e Portugal passou a conhecer o significado da palavra   liberdade.


Como era Portugal antes do 25 de Abril?

Imagina um país em que os cidadãos não são livres de dizer aquilo que pensam. Um país em que a imprensa, o cinema, o teatro, a literatura e outras formas de expressão cultural são controlados e sujeitos à censura , que determina o que é permitido ver, ler e escrever. Um país com um aparelho policial ( PIDE ) que castiga severamente aqueles que se opõem ao regime. Um país em que não estão garantidos os direitos à educação, à saúde, ao trabalho ou à habitação. Um país envolvido numa longa guerra colonial em Angola, na Guiné e em Moçambique. Assim era Portugal antes do 25 de Abril!

O que mudou após a Revolução dos Cravos?

Livros existentes na biblioteca sobre o tema
A Revolução do 25 de Abril trouxe de volta a liberdade de opinião e de expressão.
Finalmente, era possível dizer aquilo que se pensava sem ter medo de ser punido.
Tornou-se possível constituir partidos e associações e realizar eleições livres. Com a "Revolução dos Cravos", terminou a guerra colonial e os cidadãos passaram a ver garantidos os seus direitos económicos, jurídicos e sociais.




Hoje, as conquistas do 25 de Abril fazem totalmente parte do nosso quotidiano. Talvez por isso nos esqueçamos de valorizar o bem precioso que foi devolvido ao país nessa data: a LIBERDADE!

Fonte: http://www.sitiodosmiudos.pt/sitio.asp



Alunos do 6ºB a assistir ao filme "Capitães de Abril"