Autor do Mês - William Shakespeare



William Shakespeare nasceu em Abril de 1564  e morreu a 23 de Abril de 1616. Nasceu e foi criado em Stratford-upon-Avon, na Inglaterra. 

Foi um poeta e dramaturgo inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. Os seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivos até aos dias de hoje. Embora os seus sonetos sejam até hoje considerados os mais lindos de todos os tempos, foi na dramaturgia que ganhou destaque.
Autor de Hamlet, que possui uma das frases mais conhecidas da língua inglesa:
"To be, or not to be, that is the question", (Ser, ou não ser, eis a questão) e de "Romeu e Julieta", o romance trágico, mais levado aos palcos do mundo inteiro.

 No ano de 1594, entrou para a Companhia de Teatro de Lord Chamberlain, que possuía um excelente teatro em Londres. Neste período, o contexto histórico favorecia o desenvolvimento cultural e artístico, pois a Inglaterra vivia os tempos de ouro sob o reinado da rainha Elisabeth I. O teatro deste período, conhecido como Teatro Elisabetano, foi de grande importância. Em 1610 retornou para Stratford, sua cidade natal, local onde escreveu a sua última peça, A Tempestade, terminada somente em 1613.

Escreveu tragédias, drama históricos e comédias que marcam até aos dias de hoje o cenário teatral.

Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois tratam de temas próprios de seres humanos, independentes do tempo histórico. Amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados à condição humana, são constantes nas obras deste escritor.

Bibliografia
(Algumas das suas obras)

Comédias:
O mercador de Veneza
Sonho de uma noite de verão
A comédia dos erros
Os dois fidalgos de Verona
Muiti barulho por nada
Noite de reis
A megera domada
A tempestade

Tragédias:
Romeu e Julieta
Hamlet
Tito Andrónico
Júlio César
Macbeth
Coriolano
Timão de Atenas
Rei Lear
Otelo

 vários Dramas Históricos, Sonetos e Poemas

1 comentário:

@BiiaBandicoot disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.